BlogBlogs.Com.Br

31 julho 2009

Pizza de Nápoli

Folheando a View Gastronomia de julho, me deparei com uma bela foto de pizza, e não descansei enquanto não fiz uma parecida. Essas pizzas assim, quadradas, são tradicionais de Nápoli, e a falecida Pizzaria O Pedal, de Curitiba, tinha algo parecido. Uma vela para O Pedal.

Pois ontem saí do trabalho com ganas de comer essa maravilha. Passei em dois mercados (sim, dois) para me abastecer e fui à cozinha. No primeiro deles, um cara legal que, assim como eu, procurava manjericão fresco aceitou dividir comigo o único maço que ainda restava nas gôndolas. #sorte

Para o molho: passata de tomates num breve refogado de cebola e alho.
Para o recheio: tomate pomodoro em fatias, mozzarela de búfala em fatias e abobrinha em fatias.
Para a preguiça e a falta de tempo de preparar a massa: dois discos prontos.

Além do refogado para o molho, o único trabalho extra é tostar as abobrinhas finamente cortadas com pouco óleo, sal e pimenta do reino.

Depois espalha-se o molho pela massa, que é cortada em tiras para receber a companhia do queijo, do tomate e da abobrinha, um sobre o outro, dos oréganos e do manjericão. Depois forno. E dali pra mesa. Olha só como ficou.

Pizza boa é pizza simples, não há outra regra.

2 comentários:

  1. As pizzas uruguaias também são a metro, e não redondas.

    ResponderExcluir
  2. No Uruguai eu também comi pizza assim, de metro e quadrada, agora em Napole só vi das redondas mesmo, mas lá os frutos do mar são tão bons e baratos que não prestei muita atenção nas pizzas. Agora aqui em Curitiba, tem a pizzaria Carmo que serve pizza quadrada também.

    ResponderExcluir