BlogBlogs.Com.Br

14 junho 2009

Polpettones de salmão


O salmão é mesmo um peixe versátil - até cru é bom. E acho que peixes assim, com um sabor tão peculiar, não precisam de muita invenção (o mesmo vale para o bacalhau). Mas eu mesmo escapo dessa regra quando preparo esses polpettones de salmão. Dá um pouquinho mais de trabalho, mas o resultado é muito bacana.

Os ingredientes:
700 g de filé de salmão
1 xícara de farinha de kibe
1/2 xícara de cebola roxa picada
1/2 xícara de salsão (talo) picado
1 colher chá de endro picado
1 colher chá de pimenta síria
gergelim
sal e azeite

Vamos precisar do salmão triturado. Eu compro o filé, corto em cubos e mando-os para o processador com muito cuidado para que não vire uma pasta. Mas uma boa tábua e dois cutelos afiados deixariam esse trabalho muito mais divertido.

Antes disso, lavo bem uma xícara de farinha de kibe fina, até a água sair limpa, espremo com as mãos, cubro e levo à geladeira por uma hora.

Passada essa hora vamos misturar tudo: salmão, cebola, trigo, salsão, endro, pimenta, o sal e um fio de azeite. O livro Viena: comida de casa fora de casa recomenda uns cubos de gelo picados, mas não sei bem a utilidade disso.

Aí é só moldar os polpettones e envolvê-los no gergelim. Já experimentei prepará-los na frigideira levemente untada com azeite (uns 3 minutos de cada lado), no forno e até mesmo na grelha da churrasqueira. Não tem erro.

No último sábado, eles foram acompanhados de folhas verdes, risoto a milanesa e um Carmenére Tarapacá Gran Reserva.

E eu fiquei com vontade de repetir tudo de novo.

Um comentário:

  1. cara, acho que o gelo é pra manter a trextura firme do salmão, mas neste clima de curitiba é totalmente dispensável.

    ResponderExcluir