BlogBlogs.Com.Br

20 maio 2009

Sobre cafés



Está no fim o último pacote de Café Juan Valdez dos três que eu trouxe da Colômbia no início do ano. Vou sentir falta quando acabar.

Mas aí eu tava matutando: a Colômbia tem o Juan Valdez, os Estados Unidos têm o Starbucks, a Argentina tem o Havana, e o Brasil tem... o que mesmo?

O Brasil, maior produtor mundial de café, não desenvolveu uma marca forte como essas aí que eu falei. E nem to falando do café em si - o Juan Valdez é excelente, o Havana é muito bom, se bem que vem de vários produtores, e o Starbucks eu nunca tomei. Falo é da marca mesmo.

As lojinhas Juan Valdez, presentes em vários países do mundo, têm, além do café e da comida, uma série de produtos pra vender: roupas, aventais, canecas, latas, etc. No Havana, a mesma coisa. 

Por aqui, nada parecido.

4 comentários:

  1. Havanna é famoso pelo seu alfajor, os cafezinhos que eles fazem são bem geneeeericos, nada demais mesmo.

    Mas enfim, voto por uma marca brasileña!!!

    ResponderExcluir
  2. Olha, quanto a marcas você está certo. Não vejo também uma grande marca nacional relacionada a café. Mas em termos de qualidade...

    Bem, da sua lista só conheço o Starbucks. O café deles é horrível! Quer dizer, para o nosso paladar acostumado com café forte.

    O padrão deles é um café bem fraco, vendido aos baldes (copos grandes). É bem aquela imagem que vemos em filmes de policiais. Para eles, café é um tipo de chá.

    Por isso não agrada nosso paladar, acostumado com um padrão europeu de café: forte, mas com nuances de sabor (predominantemente do tipo arábica).

    ResponderExcluir
  3. Eu bem que tentei trazer uma franquia do Havana pra cá, mas não deixaram, hehe.

    ResponderExcluir
  4. Olá, acabei de 'topar' com seu blog, gostei! E tenho a mesma opinião que vocÊ, deveríamos ter um "Juan Valdez" Brasileiro. Digo uma marca brasileria que espalhasse suas lojas de café e sua marca [não só no copod ecafé mesmo como o Juan Valdez faz]. Se for aconchegante e gostoso como o café colombiano [do qual eu sinto MUITA FALTA], vai dar certíssimo!
    Abraços!

    ResponderExcluir